Salsa • Petroselinum crispum

A salsa é uma erva aromática indígena do Mediterrâneo e muito utilizada pelos cozinheiros na Europa. É rica em ferro e vitaminas A e C, contudo contém uma substância que consumida em elevadas quantidades é tóxica, pelo que o consumo da salsa fresca deve ser moderado. É uma erva utilizada como condimento por uns mas como guarnição por outros, principalmente nas culturas anglo-saxónicas.

Origens & Variedades Petroselinum crispum: existem muitas variedades mas as mais conhecidas são a Salsa-frisada, a Salsa-de-folha-lisa e a Salsa-de-hamburgo. A salsa-frisada é uma excelente guarnição, a salsa-de-folha-lisa é a melhor para cozinhar e a salsa-de-hamburgo é uma raiz com um sabor entre a salsa e o aipo-rábano.

Disponibilidade: folhas e raíz, seca ou fresca.

Características: possui um odor ligeiramente picante, com notas de anis e limão e o sabor é forte, herbáceo com um toque apimentado.

Uso culinário: a sua adição confere cor e realça o sabor dos outros alimentos, o seu sabor é mantido mesmo após um longo tempo de cozedura, mas se adicionada no fim da cozedura confere um sabor fresco aos alimentos. É muito utilizada em molhos e recheios, combinando bem com arroz, peixe, frango e a maioria dos legumes

Essencial: em misturas como ramos de cheiros, tabbouleh, ervas finas, gremolata e chimmichurri.

Condiz: alcaparras, cebolinho, estragão, louro, pimenta.

Fim Terapêutico: utilizada como diurético e no tratamento de dores menstruais, cólicas e de artrite. O seu elevado teor em clorofila ajuda a remover odores e o mau hálito.

Cultura: semear em solo fértil e bem drenado. Colocar as sementes de molho em água quente de um dia para o outro acelera o processo de germinação.

2 comentários:

  1. Ola
    poderia me informar onde comprar as sementes de salsa raiz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para semear? Quando não consigo obter sementes de uma plantação para a outra costumo comprar no Lidl ou no Aki. Por experiência própria, as sementes do L tendem a ser de muito melhor qualidade para semear... Não conheço mais locais que vendam sementes.

      Eliminar